Pular para o conteúdo principal

A Super Lua Cor de Rosa


Os observadores do céu vão se deliciar hoje a noite e amanhã porque uma Super Lua - cor de rosa, bem RARA vai enfeitar os céus do mundo inteiro.
Nossa vizinha rochosa fará uma passagem bem mais próxima a Terra. A lua rosa, ou Lua Cheia de abril, é a superlua que mais se aproxima da Terra e a segunda das três do ano.
Nessa data, e nas próximas noites, a Lua aparecerá como que + cheia aos olhos e brilhará entre as estrelas da constelação de Virgem. A estrela alfa da constelação, Spica, poderá ser vista perto da Lua.

"Nossa, mas a Lua fica mesmo cor de rosa?" Não, sinto decepcionar, mas ela não fica nessa cor. No máximo alaranjada. 😁 - Já vou avisando pra não falarem que é click bait.. mas se quiser saber o porque desse nome é só terminar de ler. 😅

Algumas pessoas pensam que o show cósmico está ligado ao aparecimento da primavera e suas lindas flores nos Estados Unidos, enquanto outros dizem que isso significa o fim do mundo como o conhecemos porque na cultura geral, por vezes associa-se este evento a desastres naturais, como sismos e vulcões, ou mesmo tempestades, mas nada comprovado. 🙅

Uma superlua é quando uma lua cheia ou uma lua nova chega o mais próximo da Terra em sua órbita elíptica - resultando em um tamanho aparente um pouco maior que o normal do disco lunar, visto da Terra.

Na imagem, uma justaposição dos diâmetros aparentes da superlua de 19 de março de 2011 (direita) e da lua cheia média em 20 de dezembro de 2010 (esquerda), vista da Terra.

Alguns astrônomos reclamam do nome superlua, falam que é apenas hype, mas elas não são exagero. Elas são especiais. Hoje em dia, muita gente conhece e usa a palavra Superlua, tal é o poder do seu folclore.
Antes de serem conhecidas como superluas, na astronomia eram conhecidas como luas perenes completas ou luas novas periganas. Perigeu significa perto da Terra. E superlua é um termo muito mais atraente.
O aspecto publicitário das superluas provavelmente deriva de uma impressão errônea que as pessoas tiveram quando a palavra superlua ficou "comum" a alguns anos atrás. Algumas pessoas acreditam erroneamente que uma super lua cheia apareceria muito maior aos olhos. Mas elas não parecem maiores aos olhos que as luas cheias comuns, embora observadores experientes digam que podem detectar uma diferença.
Só que elas parecem mais brilhantes que as luas comuns! O diâmetro angular de uma superlua é cerca de 7% maior que o da lua cheia de tamanho médio e 14% maior que o diâmetro angular de uma micro-lua (a lua cheia mais distante e a menor do ano).

Comparação entre a lua cheia em 3 de dezembro de 2017, no perigeu (mais próxima da Terra no mês) e a lua cheia mais distante do ano em junho de 2017 no apogeu (mais distante da Terra no mês) por Muzamir Mazlan no Telok Kemang Observatory, Porto Dickson, Malásia. 

Por que é chamada de Lua Rosa?
O nome "Lua Rosa" vem dos nativos norte-americanos.
Eles deram esse nome por causa de uma flor da primavera chamada Wild Ground Phlox, que é nativa do leste dos EUA e uma das primeiras flores da primavera - também temos muito dela aqui no Brasil.
Ela tem um tom rosa (lindo) e floresce na mesma época da lua cheia de abril, lá nos EUA.
Esse fenômeno natural está sempre ligado à data da Páscoa, porque aparece após o equinócio da primavera do hemisfério norte.

Então saia nas noites da superlua cheia e procure um lugar longe da poluição luminosa das cidades. Se você é um observador regular da natureza, certamente notará que a superlua está excepcionalmente brilhante! 
Se tiver a oportunidade de usar um telescópio, luneta ou binóculos, melhor ainda! 
Para uma melhor visualização, observe a Lua quando ela se elevar logo acima do horizonte.
Ela terá um tom dourado e parecerá maior no horizonte do que quando no zênite.

Dados:
Nascer da Lua:17h51m de 07/04/2020.
Zênite: 24h00m, a 72,7° de altitude.
Pôr da Lua: 05h22m de 08/04/2020.
Local do nascimento: 91° de azimute leste, e -0,8° de altitude acima do horizonte.
Local do ocaso: 272° de azimute oeste, e -0,8° de altitude acima do horizonte.
Diâmetro total: 33,48’ de arco.
Área iluminada: 100%
Constelação: Virgem.
Perigeu: 356.907km da Terra, às 15h09m de 07/04/2020.

Espero não ter escrito muitas groselhas, sou apenas curiosa com o assunto. 
Se quiser ver a explicação da NASA sobre a Superlua, vem cá
👾




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. Tópicos :  Arte Nórdica, bárbara e viking  Arte Carolíngia Arte Otoniana Arte Otoniana Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico Oto I (962 – 973) Oto II (973-983) Oto III (996 – 1002) Henrique II (1002 – 1024) Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.  A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores. É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico. Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.  A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se p

Artes e História: Tardo Antigo - Paleocristã

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. PERÍODO TARDO ANTIGO:  Arte Paleocristã Arte Bizantina ARTE PALEOCRISTÃ A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V.  O cristianismo nasceu do judaísmo, os judeus são contra arte religiosa ou qualquer tipo de representação de Deus, das pessoas, assim como os islâmicos. Em contradição a isso, os romanos pagãos tinham grande apelo a representações de divindades. (No início, Cristo era representado como Hércules/Apolo). Não há arte cristã sobrevivente do século I. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para  patrociná-la .  Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino .

Uma Vida Despedaçada - Historietas #02

Não sei quando você vai ler isso, mas vou te dizer quando começou: eu saí para passear sozinho na floresta quando uma entidade veio até mim. Era como um borrão. Era, por falta de um termo melhor, uma ausência de significado, um vazio. Onde ela se escondia, não havia árvores, quando se aproximava mais, não havia grama. E então, "isso" pulou em mim, não havia brisa, não havia movimento. Não havia ar algum. Quando me atingiu, senti como se garras me perfurassem em algum lugar invisível. Em uma parte onde eu nunca senti antes. Minhas mãos, braços, pernas e torso pareciam bem e eu não estava sangrando, mas eu sabia que tinha sido ferido de alguma forma. Enquanto respirava fundo com medo de voltar para casa, percebi que eu estava menor. Estava vagamente cansado, e era difícil me concentrar às vezes. A solução nesse estágio inicial foi fácil: uma grande xícara de café me ajudou a me sentir normal novamente. Por um tempo, o dreno sutil no meu espírito se perdeu no fluxo e reflu