.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução:.
Tópicos:
- Arte Nórdica, bárbara e viking
- Arte Carolíngia
- Arte Otoniana
Arte Otoniana
Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico
Oto I (962 – 973)
- Oto II (973-983)
- Oto III (996 – 1002)
- Henrique II (1002 – 1024)
Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.
A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores.
É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico.
Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.
A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se portas de bronze em relevo.
A escultura é realista e expressiva e a iluminura é de grande força e intensidade, revelando uma grande variedade de matizes e a tentativa de clarificação da mensagem através da hierarquia pela escala das figuras.
Na pintura, o período otoniano foi marcado ainda pela elaboração de iluminuras, onde se combinam elementos carolíngios e bizantinos.
O centro mais importante de criação de manuscritos era o mosteiro da Ilha de Reichenau, uma ilha no lago de Constança. A sua mais bela realização foi o Evangeliário de Oton III.
- Oto I foi coroado pelo papa.
O estilo mostra o retorno do caráter nórdico: pedrarias, molduras, peças esmaltadas.
- Essa imagem tem influência bizantina porque a imperatriz era bizantina.
A representação é frontal, gosto pelo luxo e muita decoração.
- Esse foi o auge da arte Otoniana. Foi dada muita ênfase na escolha de materiais luxuosos. Muito ouro, pedras preciosas, e grande uso de formas geométricas básicas.
- Essa representação de São Lucas é diferente das anteriores. Eles não está escrevendo, como de costume, ele está tendo uma iluminação com o Rei Davi e outros profetas. Seus olhos estão arregalados como se estivesse em transe. Falta de movimento.
A folha de ouro ao fundo nos remete aos ícones bizantinos aonde o espaço é todo preenchido com luz.
- Arquitetura fantasiosa. A hierarquia das pessoas é representada pela proporção dos seus corpos.
Oto quer se apresentar como uma divindade: grandioso, se veste de púrpura, que é uma cor reservada aos mantos de Cristo, não olha para o expectador, olha além.
- Na imagem temos os símbolos dos 4 evangelistas e alguns cortesões.
Fundo dourado remetendo ao efeito de luz e divindade da cena. Grande falta de movimento.
É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico.
Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.
A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se portas de bronze em relevo.
A escultura é realista e expressiva e a iluminura é de grande força e intensidade, revelando uma grande variedade de matizes e a tentativa de clarificação da mensagem através da hierarquia pela escala das figuras.
Na pintura, o período otoniano foi marcado ainda pela elaboração de iluminuras, onde se combinam elementos carolíngios e bizantinos.
O centro mais importante de criação de manuscritos era o mosteiro da Ilha de Reichenau, uma ilha no lago de Constança. A sua mais bela realização foi o Evangeliário de Oton III.
Coroa do Sacro Império Romano Germânico, feita para Oto I, 962 .c
O estilo mostra o retorno do caráter nórdico: pedrarias, molduras, peças esmaltadas.
Cristo Coroa Oto II e Teófane
A representação é frontal, gosto pelo luxo e muita decoração.
Coroa de Oto III
São Lucas, Evangeliário de Oto III, c. 1000, Biblioteca do Estado Bávaro, Munique.
A folha de ouro ao fundo nos remete aos ícones bizantinos aonde o espaço é todo preenchido com luz.
Retrato de Oto III, Evangeliário de Oto III
Oto quer se apresentar como uma divindade: grandioso, se veste de púrpura, que é uma cor reservada aos mantos de Cristo, não olha para o expectador, olha além.
Oto III coroado por Deus, Codex Liuthar, c. 990
Fundo dourado remetendo ao efeito de luz e divindade da cena. Grande falta de movimento.
Com o abandono da perspectiva a leitura da imagem se torna vertical.
Pedestais com figuras fantásticas