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Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução:.


Tópicos
    Oto I (962 – 973)
    Oto II (973-983)
    Oto III (996 – 1002)
    Henrique II (1002 – 1024)

Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram. 

A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores.
É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico.

Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro. 

A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se portas de bronze em relevo.

A escultura é realista e expressiva e a iluminura é de grande força e intensidade, revelando uma grande variedade de matizes e a tentativa de clarificação da mensagem através da hierarquia pela escala das figuras.

Na pintura, o período otoniano foi marcado ainda pela elaboração de iluminuras, onde se combinam elementos carolíngios e bizantinos.

O centro mais importante de criação de manuscritos era o mosteiro da Ilha de Reichenau, uma ilha no lago de Constança. A sua mais bela realização foi o Evangeliário de Oton III.

Coroa do Sacro Império Romano Germânico, feita para Oto I, 962 .c

- Oto I foi coroado pelo papa.
O estilo mostra o retorno do caráter nórdico: pedrarias, molduras, peças esmaltadas.

Cristo Coroa Oto II e Teófane

- Essa imagem tem influência bizantina porque a imperatriz era bizantina.
A representação é frontal, gosto pelo luxo e muita decoração.

Coroa de Oto III

- Esse foi o auge da arte Otoniana. Foi dada muita ênfase na escolha de materiais luxuosos. Muito ouro, pedras preciosas, e grande uso de formas geométricas básicas.

São Lucas, Evangeliário de Oto III, c. 1000, Biblioteca do Estado Bávaro, Munique.

- Essa representação de São Lucas é diferente das anteriores. Eles não está escrevendo, como de costume, ele está tendo uma iluminação com o Rei Davi e outros profetas. Seus olhos estão arregalados como se estivesse em transe. Falta de movimento.
A folha de ouro ao fundo nos remete aos ícones bizantinos aonde o espaço é todo preenchido com luz.

Retrato de Oto III, Evangeliário de Oto III

- Arquitetura fantasiosa. A hierarquia das pessoas é representada pela proporção dos seus corpos.
Oto quer se apresentar como uma divindade: grandioso, se veste de púrpura, que é uma cor reservada aos mantos de Cristo, não olha para o expectador, olha além.

Oto III coroado por Deus, Codex Liuthar, c. 990

- Na imagem temos os símbolos dos 4 evangelistas e alguns cortesões.
Fundo dourado remetendo ao efeito de luz e divindade da cena. Grande falta de movimento.


Com o abandono da perspectiva a leitura da imagem se torna vertical




Pedestais com figuras fantásticas


Livro da Perícope de Henrique II, Munique, 1002-1007

- Representação icônica, muito frontal. Imagem claramente dividida em dois momentos:
1º trata da religião, o 2º trata do estado, representado pela coroa de flores (glória) e o orbe (símbolo de poder do imperador).

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