Pular para o conteúdo principal

Qual a diferença entre TERROR e HORROR?

"A emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o medo do desconhecido." - H. P. Lovecraft 

A distinção entre horror e terror é um conceito literário e psicológico aplicado especialmente à ficção. E essa é uma questão que sempre me intrigou porque estão muito relacionados entre si, então entender a diferença entre eles pode ser um pouco complicado.
Então, vou começar pela definição do dicionario:
  • Terror: Característica do que é terrível. Estado de pavor. Quem ou o que aterroriza. Perigo, dificuldade extrema. Origem etimológica lat.  terror,ōris 'terror, espanto, horror, pavor'.
  • Horror: Forte impressão de repulsa, acompanhada ou não de arrepio, gerada pela percepção de algo ameaçador. Sentimento de nojo, de aversão, de ódio. Sentimento de profundo incômodo ou receio. Caráter do que inspira pavor ou repulsa. Aquilo que se mostra desagradável ou extremamente aborrecido. Origem etimológica lat. horror,ōris 'arrepio; terror'.

Então, tudo depende da "finalidade" do medo. 
Terror geralmente é descrito como o sentimento de medo e antecipação que precede alguma experiência horripilante, geralmente causado por alguém, grupo ou entidade. É um ato malicioso intencional e está mais relacionado a estar ansioso, com medo.
Por exemplo, os terroristas que tem proposito de causar danos e intimidar, com a intenção de gerar pavor.
Sentir-se aterrorizado (repleto de terror) vem de sentir amedrontamento, apavorar-se ou aterrar-se. Ex: "a violência aterroriza os moradores; aterrorizou-se ao perceber o perigo."
Charles Darwin , The Expression ofthe Emotions in Man and Animals (1872).
A legenda diz "FIG. 20. - Terror, de uma fotografia do Dr. Duchenne".

Horror é a sensação de uma situação assustadora. Geralmente é a repulsa que precede uma visão, som ou experiência de forma assustadora. Pode ser causada por um cenário, pessoas, ambientação, humor ou até um sentimento. O horror está mais relacionado a estar chocado ou assustado (estar horrorizado).

O horror é o resultado do terror - há quem diga que o horror também pode ser definido como a combinação de terror + repulsa.
E o terror é a sensação de antecipar algo horrível.
Então, a diferença entre o eles é a diferença entre a apreensão terrível e a realização do repugnante: entre sentir o cheiro da morte e o tropeçar contra um cadáver.

Eu me sentiria aterrorizada sabendo que assassinos dementes estão rondando minha vizinhança e horror seria se eu estivesse andando pela rua à noite sozinha e percebo um homem andando muito rápido na minha direção.

Charles Darwin, The Expression ofthe Emotions in Man and Animals .
A legenda diz "FIGURA 21. Horror e Agonia, copiada de uma fotografia do Dr. Duchenne".
Em seu livro de não-ficção "Danse Macabre", Stephen King elaborou os temas do terror e do horror, acrescentando também um terceiro elemento que ele chamou de "repulsa". Ele descreve o terror como "o melhor elemento" dos três, e aquele que ele se esforça mais para manter em seus próprios escritos. Citando muitos exemplos, ele define "terror" como o momento de suspense em horror antes que o monstro real seja revelado. "Horror", escreve King, é aquele momento em que se vê a criatura / aberração que causa o terror ou o suspense, um "valor de choque". King finalmente compara a "repulsa" com o reflexo da mordaça, um truque barato, que ele admite que recorre frequentemente em sua própria ficção, se necessário, confessando:
Reconheço o terror como a melhor emoção e tentarei aterrorizar o leitor. Mas se eu achar que não posso aterrorizar, vou tentar horrorizar, e se eu achar que não posso horrorizar, irei para a grosseria. Eu não estou orgulhoso.
🔸🔹🔸🔹🔸🔹🔸
 Como Gêneros Cinematográficos 
Antigamente era mais fácil tentar definir esse tipo de coisa por que as diferenças eram muito mais claras, mas as coisas começaram a se mesclar muito.
Fui pesquisar e descobri lugares dizendo que não existe o gênero de filme de terror! Que terror é a emoção ou sentimento que você tem nos momentos do susto... 🔼assim como explicado acima🔼.
Mas como, se tá lá na Netflix? E nela nem tem o gênero "horror".
Ninguém usa mais o 'Terror' como gênero.  
Prazer, ninguém. Assinado: NETFLIX
A questão é que o gênero Horror cresceu muito, e não apenas ao incluir o "terror", mas também outros tipos de filmes. Não é mais preto ou branco. E na minha opinião, isso nem importa mais. 
Acredito que o importante é que alguns lugares gostam de usar algum desses dois nomes se referindo a tramas assustadoras, horríveis, mas também para obras que causem enojamento, choque ou uma infinidade de outras reações. E isso é mais básico, mas ao longo dos anos os gêneros se expandiram para incluir muito mais filmes diversos. Existem também um monte de sub-gêneros.
O horror é BEM DIVERSIFICADO... contém todos os tipos de filmes que cruzam uma variedade de temas.
Pra mim, o importante é ser emocionante, interessantes e ás vezes até divertido. 
Acho bobeira ficar muito preso aos rótulos, o gênero se expandiu e pronto. 
Mas se é realmente importante pra você saber o gênero de determinada obra: Pesquise! 😉👍
💢Se informe sobre, assista e tire suas conclusões. Seja seu próprio crítico!💢
Se você quer puro "Horror", pesquise. Tem por ai muitos sites com trailers, resenhas, resumos.
Eu recomendo o IMDb - é o mais completo que eu já vi sobre cinema. 
Sim, o IMDb usa o gênero Horror
🔸🔹🔸🔹🔸🔹🔸
E qual a diferença entre os gêneros horror e suspense?
O horror faz você se sentir com medo, repulsa... 🔼 Assim como explicado acima, campeão. 🔼
Já o suspense consiste em retardar ou parar momentaneamente a ação num momento crucial, a fim de criar no espectador, ouvinte ou leitor uma expectativa ansiosa e angustiante dos acontecimentos que virão a seguir. É qualquer situação em que há um acontecimento, cuja explicação, continuação ou desfecho são aguardados com grande impaciência, ansiedade e inquietude.
A essência está freqüentemente no que não é visto. 
Um filme de terror pode ser emocionante. Mas um bom suspense pode despedaçar a minha alma.
🔸🔹🔸🔹🔸🔹🔸
Fontes: Wikipédia, Dicionario Online, Quora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes e História: Tardo Antigo - Paleocristã

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. PERÍODO TARDO ANTIGO:  Arte Paleocristã Arte Bizantina ARTE PALEOCRISTÃ A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V.  O cristianismo nasceu do judaísmo, os judeus são contra arte religiosa ou qualquer tipo de representação de Deus, das pessoas, assim como os islâmicos. Em contradição a isso, os romanos pagãos tinham grande apelo a representações de divindades. (No início, Cristo era representado como Hércules/Apolo). Não há arte cristã sobrevivente do século I. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para  patrociná-la .  Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino .

Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. Tópicos :  Arte Nórdica, bárbara e viking  Arte Carolíngia Arte Otoniana Arte Otoniana Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico Oto I (962 – 973) Oto II (973-983) Oto III (996 – 1002) Henrique II (1002 – 1024) Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.  A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores. É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico. Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.  A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se p

Uma Vida Despedaçada - Historietas #02

Não sei quando você vai ler isso, mas vou te dizer quando começou: eu saí para passear sozinho na floresta quando uma entidade veio até mim. Era como um borrão. Era, por falta de um termo melhor, uma ausência de significado, um vazio. Onde ela se escondia, não havia árvores, quando se aproximava mais, não havia grama. E então, "isso" pulou em mim, não havia brisa, não havia movimento. Não havia ar algum. Quando me atingiu, senti como se garras me perfurassem em algum lugar invisível. Em uma parte onde eu nunca senti antes. Minhas mãos, braços, pernas e torso pareciam bem e eu não estava sangrando, mas eu sabia que tinha sido ferido de alguma forma. Enquanto respirava fundo com medo de voltar para casa, percebi que eu estava menor. Estava vagamente cansado, e era difícil me concentrar às vezes. A solução nesse estágio inicial foi fácil: uma grande xícara de café me ajudou a me sentir normal novamente. Por um tempo, o dreno sutil no meu espírito se perdeu no fluxo e reflu