Pular para o conteúdo principal

5 Scary Lendas Russas

Lembrando que podem haver erros nas lendas, erros de tradução, não sou a dona da verdade, rainha do códex das lendas russas.. e tem sim contos pesados, perturbadores, se vc não gosta desse tipo de coisa já aviso pra não ler. 
Agora que ta avisado é por sua conta e risco.  


 Bem, como homenagem a um amigo que vai fazer intercâmbio pra este peculiar país, 
bora falar de coisa sinistra pra fazer ele ter cagasso!!
Em meio as minhas pesquisas estou encontrando muita coisa interessante e acabou ficando grande então vou dividir a postagem, cada uma com 5 contos. (ง °Θ°)ว


Cada país tem a sua própria variedade de lendas escuras e assustadoras, sendo que as lendas russas comuns originais já são o suficiente para nos deixar de cabelos em pé. Sem falar que quem precisa de lendas assustadoras quando se tem um passado soviético daqueles.. (vai lá ver uns documentários no youtube se tiver preguiça de ler) mas enfim..

A Rússia é um dos países mais antigos e culturalmente ricos do mundo. Sua história é muito longa, única e singular. Algumas destas lendas surgiram apenas algumas décadas atrás, enquanto algumas podem ter milhares de anos de idade. E cara, eu adoro a Rússia, fico triste por serem tão homofóbicos.

Let's GO

5. Volga Preto do Satanás

Esta é uma das muitas lendas russas que surgiu na era soviética.  
Consistia em um carro preto que seria utilizado para raptar crianças e levá-las embora. 

As versões variam, em algumas o Volga era dirigido por vampiros, ou satanistas ou até mesmo pelo próprio Diabo. 
 Dizia-se que o diabo  levaria as crianças de volta para o inferno com ele. 
A lenda eventualmente mudou com o tempo. Na nova versão, o diabo iria raptar crianças para tomar seu sangue, ou poderia ser usado por adoradores em rituais, ou usado como remédio para curar leucemia (que?), e seus órgãos seriam retirados para servir a outras finalidades médicas.  

A lenda provavelmente nasceu de verdade com a polícia secreta soviética que costumava raptar pessoas tarde da noite, não tão tarde da noite, e pela manhã, a tarde, enfim.. . 
Além disso, o Volga tendia a ser utilizado apenas pelo governo. Gotcha! 


4. Snake-Lubac Eita cuzão o.o" 

Essa imagem que ta na Wiki o.õ
Também conhecida como Fiery Serpent, Letun, Letuchy, Litavets, Maniac, Nalyot, Ognyanny e Prelestnik. 

Essa criatura geralmente se apresenta como algo brilhante, ardente, como um cometa ou uma bola de fogo azul, e quando chega a Terra assume a forma de um ser humano.  (Segundo a Wiki, a imagem de um vôo de dragão foi associada com sinais de insanidade temporária, depressão ou alucinações - particularmente em mulheres que perderam seus entes queridos.)

De acordo com a mitologia, é um espírito maligno que se revela à noite. 
Ele se apresenta com a forma de um amor perdido para viúvas ou mulheres em luto pela perda de um amante. Em seu sofrimento e desespero, as mulheres não reconhecem a serpente e acreditam que seu amado retornou.
O que acontece a seguir é diferente para cada pessoa visitada, mas infelizmente, sempre termina com suicídio. Conta-se que a serpente não tem a capacidade de ouvir e falar corretamente. Dizem também que aqueles que são visitados por ela perdem de peso, apresentam sinais de demência. 

- De acordo com lendas ucranianas, enquanto viaja, a serpente joga belos presentes para mulheres e moradores em luto, incluindo contas, anéis e lenços.

- Em contos populares eslavos, a serpente é frequentemente representado como entrando na casa de uma pessoa através da chaminé. Ela pode trazer presentes de ouro, mas eles viram estrume de cavalo ao nascer do sol.  Além disso, as vítimas da serpente muitas vezes experimentam alucinações, incluindo visões de sobrenatural, tormento, como a amamentação no peito que excretam sangue em vez de leite. 
Diz-se que a serpente não tem medula espinhal e não pode pronunciar certas palavras corretamente. Por exemplo, em vez de "Jesus Cristo", a serpente pode dizer "Cristo Sus".
Se uma criança nasce de uma relação com a serpente, então acredita-se que criança a nascer com a pele preta, com cascos em vez de pés, olhos sem pálpebras e um corpo frio. Essa criança está destinada a viver uma vida muito curta. 


3. Metrô-2 e Criaturas

As pessoas tem escondido coisas por baixo de Moscou a séculos: bibliotecas bizantinas, a câmara de tortura secreta de Ivan, o Terrível, a rede de canais subterrâneos de Catarina, a Grande - e outras milhões de coisas escondidas com mais eficiência. Portanto, não é surpreendente que Stalin pôs a mão na massa também.. 

Metro-2 é o nome dado a uma rede ferroviária subterrânea secreta supostamente construída por Stalin, na década de 1930 para permitir que a polícia secreta soviética pudesse se deslocar na cidade rapidamente sem detecção. 
Ela originalmente ligava a dacha de Stalin (residência suburbana, de verão), o Ministério da Defesa, bunkers de comando e outras instalações militares. 
Era maior e mais extensa do que o sistema oficial de metrô. 
Não se sabe se a construção parou depois da morte de Stalin ou se seus sucessores continuaram a expandi-la.
O sistema também foi utilizado para servir como proteção contra um ataque nuclear, com um suposto depósito gigante construído por baixo do subúrbio de Moscou, Ramenki, que foi capaz de abrigar até 300.000 pessoas, juntamente com um posto de comando alternativo para o alto comando soviético.
Há até mesmo rumores de que a rede se estende por milhas fora de Moscou, permitindo que líderes soviéticos fugissem no caso da capital ser atingida por um ataque nuclear (caramba, russo tem mt medo de bomba atômica, tem o rabo mó preso). Há também rumores de que os túneis eram usados pelos militares para o transporte de suprimentos, materiais e pessoal entre os bunkers sem exposição.

Um túnel que conduz ao sistema de Metro-2 foi descoberto após a década de 1960 quando o Rossiya Hotel, perto do Kremlin, foi demolido e exploradores urbanos tentaram sair da principal linha -do metrô - através de uma porta selada.
O túnel foi referido como "D6", que é, aparentemente, o código KGB para Metro-2.

- Dizem também haver a lenda de estranhas criaturas híbridas que vivem lá. Elas teriam sido criadas em laboratórios soviéticos e mantidas lá por serem hediondas de mais para verem a luz do dia. E pelo que eu entendi existe um jogo jogo sobre isso, que me desanimou as pesquisas sobre esse ponto. Se alguém quiser ler sobre: http://metrovideogame.wikia.com/wiki/D6_(Location)

É uma questão controversa se o metrô realmente existe. 
Existem vários desertores da União Soviética que juravam que era real, e muitos exploradores urbanos afirmam ter visitado. E dizem que ainda é usado pelo governo russo para operações secretas.



2. A Velha de Ostankino


Torre de Ostankino
Ostankino é um distrito de Moscou, que possui a famosa "Torre Ostankino" que é um ponto triunfante da engenharia soviética. Também chamada de Beleza de Moscou ou Beleza de Moscovo, é uma torre de rádio e televisão sem apoios, originalmente com 540 metros. Deteve o recorde de estrutura autônoma em terra mais alta do mundo por oito anos. Atualmente, é a mais alta estrutura sem sustentação da Eurásia. Dizem ter sido construída com vista para um antigo cemitério. 

A velha de Ostankino é uma lenda antiga, de aproximadamente 500 anos. Alguns dizem que é o fantasma de uma velha sábia que visitou vários poderosos governantes russos para avisar do perigo iminente, outros dizem que ela era a guardiã do cemitério que existia na região e devia zelar pelo descanso das almas que lá repousam.

Ela apareceu primeiro para um governante de Ostankino, o Boyar Satin, e o proibiu de cultivar a terra, porque ele iria perturbar os mortos, pois a região havia sido um antigo cemitério a séculos atrás. Como resposta, ela foi perseguida, expulsa da cidade e a terra foi cultivada. Logo depois, o Boyar caiu em desgraça e foi executado. 

Ela também apareceu ao Czar Paulo, disse que ele não viveria para ver a próxima primavera e estava certa pois ele foi assassinado. 

Alexander II também se reuniu com ela. A velha disse que ele iria morrer nas mãos de um infiel. Mais uma vez, ela estava certa: Alexander II foi assassinado por um membro do Narodnaya Volya, um partido de esquerda. 

Incêndio na Torre em 2000
Durante as revoltas de 1991 e 1993, período em que a União Soviética se desfez, houveram tentativas de cortar a transmissão da torre. Poucos dias antes do ataque à estação de TV em outubro de 1993, a velha apareceu novamente em Ostankino e disse que iria sentir o cheiro de sangue. Logo depois, a torre foi palco de uma batalha armada violenta. 

E em 2000, ela foi flagrada antes da torre pegar fogo, onde quatro pessoas morreram. 



1. O colecionador

Este é tema de filmes de terror e também de várias lendas russas.
Muitas ruas em cidades russas são atormentados por rumores de que alguém na rua é um "colecionador" que é alguém que recolhe partes de corpos humanos e os mantém em frascos de vidro.

A ideia comum é que o coletor sequestra suas vitimas, ou somente as matam para retirar seus órgãos. Acho que todos já ouviram falar da clássica lenda urbana onde a vítima acorda em algum lugar desconhecido depois de ser drogado e operado. Logo descobre que algum órgão esta faltando.

Essa lenda pode ter sido pensada baseada no exemplo da vida real de Anatoly Moskvin, que foi preso em 2011 por roubar 26 cadáveres e mumificar-los. Ele usava partes dos corpos para fazer bonecas por cima, em tamanho real. As vestia com roupas coloridas, dava nomes a elas, fazia festas de aniversário. Me lembrou o mordomo da temporada Coven, de AHS.  Quem quiser ler sobre as bonecas, boa sorte, clica aqui.


____________________________

Então, boa sorte Marcos!! kkkkkkkkk
Em compensação não encontrei nada sobre palhaços, ainda. 
Acho que vou escrever a parte 2 haahaha 

Postagens mais visitadas deste blog

Artes e História: Tardo Antigo - Paleocristã

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. PERÍODO TARDO ANTIGO:  Arte Paleocristã Arte Bizantina ARTE PALEOCRISTÃ A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V.  O cristianismo nasceu do judaísmo, os judeus são contra arte religiosa ou qualquer tipo de representação de Deus, das pessoas, assim como os islâmicos. Em contradição a isso, os romanos pagãos tinham grande apelo a representações de divindades. (No início, Cristo era representado como Hércules/Apolo). Não há arte cristã sobrevivente do século I. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para  patrociná-la .  Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino .

Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. Tópicos :  Arte Nórdica, bárbara e viking  Arte Carolíngia Arte Otoniana Arte Otoniana Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico Oto I (962 – 973) Oto II (973-983) Oto III (996 – 1002) Henrique II (1002 – 1024) Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.  A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores. É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico. Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.  A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se p

Uma Vida Despedaçada - Historietas #02

Não sei quando você vai ler isso, mas vou te dizer quando começou: eu saí para passear sozinho na floresta quando uma entidade veio até mim. Era como um borrão. Era, por falta de um termo melhor, uma ausência de significado, um vazio. Onde ela se escondia, não havia árvores, quando se aproximava mais, não havia grama. E então, "isso" pulou em mim, não havia brisa, não havia movimento. Não havia ar algum. Quando me atingiu, senti como se garras me perfurassem em algum lugar invisível. Em uma parte onde eu nunca senti antes. Minhas mãos, braços, pernas e torso pareciam bem e eu não estava sangrando, mas eu sabia que tinha sido ferido de alguma forma. Enquanto respirava fundo com medo de voltar para casa, percebi que eu estava menor. Estava vagamente cansado, e era difícil me concentrar às vezes. A solução nesse estágio inicial foi fácil: uma grande xícara de café me ajudou a me sentir normal novamente. Por um tempo, o dreno sutil no meu espírito se perdeu no fluxo e reflu