Pular para o conteúdo principal

No dia de hoje: Encontrada a tumba de Tutancâmon


A câmara mortuária de Tutancâmon foi aberta no dia de hoje, em 1923
A descoberta foi incrivelmente importante para os arqueólogos por que este é o único túmulo do Império Novo (1550 - 1069 a.C.) encontrado praticamente intacto. 
Seu conteúdo pôde fornecer uma visão inigualável das práticas funerárias reais, arte e artesanato do período. 
A antecâmara da tumba de Tutancâmon quando vista pela primeira vez pelos escavadores. 

Tutancâmon era filho e genro de Aquenáton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya, uma esposa secundária de seu pai. Casou-se aos 8 anos, provavelmente com sua meia-irmã, Anchesenamon. 
Assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas).
Morreu, provavelmente, aos dezenove anos, sem herdeiros, com apenas nove anos de trono. O que levou especialistas a especularem sobre a hipótese de doenças hereditárias na família real da XVIII dinastia, na opinião deZahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. 

Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós, mas mesmo assim é o que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Ao ser aberta, ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito antigo.

A câmara funerária estava preenchida por quatro capelas em madeira dourada encaixadas umas nas outras, que protegiam um sarcófago em quartzito de forma retangular.
Em cada um dos quatros cantos do sarcófago estão representadas as deusas Ísis, Néftis, Neith e Selket.

Dentro do sarcófago encontravam-se três caixões antropomórficos, senda que a múmia do antigo faraó estava no último destes.
Portando sua famosa máscara funerária, decorada com símbolos da realeza (cobra, abutre, símbolos do Alto e Baixo Egito, barba postiça, cetros reais.)

Na câmara também foram encontradas três ânforas. Ao serem estudadas, descobriram que a ânfora junto a cabeça continha vinho tinto, a ao lado direito do corpo continha shedeh (variedade de vinho tinto doce) e a terceira junto aos pés, continha vinho branco. Essa pesquisa se revelou importante porque mostrou que os egípcios fabricavam vinho branco mil e quinhentos anos do que antes se pensava.

Na câmara do tesouro estava uma estátua de Anúbis, diversas jóias, roupas e uma capela, em madeira dourada, onde foram colocados os vasos canópicos do rei.
Ali também foram achadas duas pequenas múmias correspondentes a dois fetos do sexo feminino, que podem provavelmente serem suas filhas nascidas de forma prematura.

Embora os objetos encontrados não tenham dito muito sobre a vida do "Rei Tut", revelaram bastante sobre as práticas funerárias e arte egípcia.  

Todas as fotos dessa postagem são do ©Instituto Griffith - University of Oxford. 

Recomendo MUITO pros que gostam de Egito Antigo ver a galeria "Tatankhamun: Anatomy of an Excavation".  Fotografias por Harry Burton. 
Me senti descobrindo o sarcófago, ao longo das imagens. *-*



Postagens mais visitadas deste blog

Artes e História: Tardo Antigo - Paleocristã

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. PERÍODO TARDO ANTIGO:  Arte Paleocristã Arte Bizantina ARTE PALEOCRISTÃ A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V.  O cristianismo nasceu do judaísmo, os judeus são contra arte religiosa ou qualquer tipo de representação de Deus, das pessoas, assim como os islâmicos. Em contradição a isso, os romanos pagãos tinham grande apelo a representações de divindades. (No início, Cristo era representado como Hércules/Apolo). Não há arte cristã sobrevivente do século I. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para  patrociná-la .  Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino .

Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. Tópicos :  Arte Nórdica, bárbara e viking  Arte Carolíngia Arte Otoniana Arte Otoniana Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico Oto I (962 – 973) Oto II (973-983) Oto III (996 – 1002) Henrique II (1002 – 1024) Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.  A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores. É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico. Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.  A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se p

Uma Vida Despedaçada - Historietas #02

Não sei quando você vai ler isso, mas vou te dizer quando começou: eu saí para passear sozinho na floresta quando uma entidade veio até mim. Era como um borrão. Era, por falta de um termo melhor, uma ausência de significado, um vazio. Onde ela se escondia, não havia árvores, quando se aproximava mais, não havia grama. E então, "isso" pulou em mim, não havia brisa, não havia movimento. Não havia ar algum. Quando me atingiu, senti como se garras me perfurassem em algum lugar invisível. Em uma parte onde eu nunca senti antes. Minhas mãos, braços, pernas e torso pareciam bem e eu não estava sangrando, mas eu sabia que tinha sido ferido de alguma forma. Enquanto respirava fundo com medo de voltar para casa, percebi que eu estava menor. Estava vagamente cansado, e era difícil me concentrar às vezes. A solução nesse estágio inicial foi fácil: uma grande xícara de café me ajudou a me sentir normal novamente. Por um tempo, o dreno sutil no meu espírito se perdeu no fluxo e reflu