.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução:.
Arte Gótica
Gótico primitivo (1140-1190)
Alto Gótico (1190-1230)
Gotico Rayonnant (1230-1350)
Gótico Flamboyant (1350-séc. XVI)
Arte Gótica
Gótico primitivo (1140-1190)
Alto Gótico (1190-1230)
Gotico Rayonnant (1230-1350)
Gótico Flamboyant (1350-séc. XVI)
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.
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Mas mais que uma junção de elementos, o estilo gótico é afirmação de uma nova filosofia.
A estrutura apresenta algo novo, uma harmonia e proporção inovadoras resultado de relações matemáticas, de ordens claras impregnadas de simbolismo.
Suger aspira uma representação material da Jerusalém Celeste.
A luz é a comunicação do divino, o sobrenatural, é o veículo real para a comunhão com o sagrado, através dela o homem comum pode admirar a glória de Deus e melhor aperceber-se da sua mortalidade e inferioridade.
Fisicamente a luz vai ter um papel de importância crucial no interior da catedral, vai-se difundir através dos grandes vitrais numa áurea de misticismo e a sua carga simbólica vai ser reforçada pela acentuação do verticalismo.
As paredes, agora libertas da sua função de apoio, expandem em altura e permitem a metamorfose do interior num espaço gracioso e etéreo.
O espaço é acessível ao homem comum, atrai-o de uma maneira palpável, que ele é capaz de assimilar e compreender, o templo torna-se o ponto de contacto com o divino, um livro de pedra iconográfico que ilustra e ensina os valores religiosos e que vai, a partir deste momento, continuar o aperfeiçoamento da mesma.
Características gerais:
Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico;
Paredes mais leves e finas;
Contrafortes em menor número;
Janelas predominantes;
Torres ornadas por rosáceas;
Utilização do arco de volta quebrada;
Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas;
Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
Catedral de Saint Denis, séc. Séc. XII-XIII
- Foi por muito tempo a principal catedral de Paris.
O estilo gótico se iniciou nesta igreja.
Ela havia sido feita em estilo Carolíngio, o abade Suger a reformou criando um novo estilo. Ele escreveu um diário contando os processos da reforma.
Ele acreditava que o brilho dos materiais da igreja te elevariam ao céu, por isso ela devia ser bem ornamentada, com materiais ricos, brilhantes e ela deveria ser bem espaçosa.
Esta igreja foi muito reformada ao longo dos anos.
Esta igreja foi muito reformada ao longo dos anos.
O arco ogival permitiu estruturas leves, altas e finas.
Deambulatório, Igreja de Sanit Denis
Não é tão alto quanto o resto mas para a época suas janelas e vitrais eram muito altos.
Comparação da escala das catedrais góticas: 1. Laon, 2. Paris, 3. Chartres, 4. Reims, 5. Amiens
1ª - Catedral de Laon é bem primitiva,
2ª - Catedral de Notre Dame de Paris é no estilo gótico primitivo com janelas bem pesadas.
3ª - Catedral de Chartres foi feito em estilo alto gótico, ela é leve e alta.
Catedral de Notre Dame, Paris iniciada em 1163, composta por estilos de góticos diferentes:
-Térreo c. 1200
-1º andar c. 1220,
-Torres c. 1225
Catedral de Notre Dame, Paris, vista pela lateral, feita no estilo Gótico Rayonnant
- Desta imagem é possível ver os contrafortes aéreos usados para reforçar as paredes. Estes foram essenciais para dar suporte a essas paredes frágeis.
Catedral de Reims, a partir de 1211
A Catedral de Notre-Dame de Reims forma, juntamente com a Catedral de Chartres, a dupla de catedrais góticas mais importantes da França e é o melhor exemplo de arte gótica.
Na fachada apresenta um racionalismo geométrico, enquanto no interior a intenção é se perder em meio a grandiosidade.
Sistema de Abóbodas, Catedral de Reims
O equilíbrio e harmonia de Reims são notáveis, é muito alta e muito decorada, além de belíssima, é uma das maiores obras arquitetônicas e religiosas da história da humanidade.
Possui colunas muito finas e teto de pedra maciça.
Interior, Catedral de Reims
A luz refletida nos vitrais coloridos causa efeitos emotivos nas pessoas.
(( Durante 1917, a catedral foi duramente atingida pela Primeira Guerra Mundial.
Cerca de 300 bombas incendiarias foram lançadas sobre Reims, danificando gravemente sua abóbada. Após a guerra é iniciada uma extensa recuperação da catedral, que só estaria totalmente concluída em 1937.
Talvez o ponto culminante da história de Reims tenha sido em 17 de Julho de 1429, data da coroação de Carlos VII, em cerimônia realizada nesta mesma catedral.
À pouca distância do altar estava uma jovem, com seus 20 anos, vestida com armadura de guerreiro medieval. Ela havia sido a líder e grande responsável pela expulsão dos ingleses do território francês. Ela havia unido um país até então esfacelado por brigas e disputas regionais, e trazido confiança e independência.
Ela era a grande responsável pela cerimônia de coroação que ali acontecia, e que viria a marcar toda a glória e grandeza da França daí para a frente.
Disse ela: "Nobre Rei, assim é cumprida a vontade de Deus, que desejava que eu liberasse a França e vos trouxesse à Reims, para receberdes esta sagrada missão e provar à França que sois o verdadeiro Rei".
Esta jovem é até hoje reverenciada como maior heroína e santa protetora da França.
Esta jovem era Joana D'Arc. ))
Sainte Chapelle, Paris, 1243-1248 c.
- Contruída por São Luis, então rei da França, para abrigar a coroa de Cristo,
Feita em estilo Rayonnant causa deslumbre com seus vitrais, teto e nervuras pintadas.
((Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários.
A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, o pináculo do tecto deitado abaixo e muitas das suas relíquias dispersas.
No século XIX Viollet-le-Duc restaurou a Sainte-Chapelle, e o pináculo actual é obra sua.))
Catedral de Saint Gatien, Tours, 1246 – séc. XVI
- Essa catedral possui mistura do alto gótico com os estilos posteriores.
As suas duas torres são réplicas da Basílica de São Pedro, Vaticano.
Contra-fachada, Catedral de Tours
Ela é muito decorada com vitrais bíblicos por toda igreja, praticamente.
É muito fina e muito comprida.
((Continuo em breve))