Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre gatos: Curiosidades! =^.^=

Preciso dizer que sou muito fã desses bichos incríveis, espertos e carinhosos que foram e ainda são muito mal interpretados pelos humanos, tendo sua história marcada por muitas superstições em torno de seus hábitos.


Vamos as curiosidades \o/

Os gatos pertencem à classe dos mamíferos e família dos felinos. Entre os felinos mais conhecidos estão o leão, o tigre, a onça, o leopardo, o guepardo e o lince.

Existem cerca de 100 raças de gatos, as mais conhecidas são: abíssinio, sphinx, angorá, persa, himalaio, siamês, pelo curto brasileiro e pelo curto americano.

O ancestral mais remoto do gato se chamava miacis (uma criatura que vivia em árvores), uma espécie do Paleoceno, que viveu há cerca de 40/50 milhões de anos.

Os primeiros indícios de domesticação dos gatos datam de 9.500 atrás, mas estudiosos afirmam que talvez seja ainda mais antiga.

Os gatos eram considerados animais sagrados no antigo Egito. Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade tinha cabeça de gato.

A exportação de gatos era proibida no Egito antigo e o contrabando do animal podia ser punido com a pena de morte.

Os antigos persas acreditavam que ao maltratar um gato preto podíamos estar maltratando um espírito amigo. (Eu também acho ó.ò)

Na Idade Média, os gatos pretos eram vistos como bruxas transformadas em animais. Eles foram muito perseguidos pela Inquisição.

Dando ou não azar, os gatos pretos provocam mais alergias nos humanos do que os brancos e de outras cores. Isso porque os pêlos pretos contém mais substâncias alergênicas.

No antigo Sião (atual Tailândia), os gatos eram presenteados como forma de honrar uma pessoa.

Os gatos possuem mais ossos do que os seres humanos. Uma pessoa possui 206 ossos, um gato 245.

Os gatos possuem cinco vértebras a mais do que os humanos.

Cerca de 10% dos ossos do gato se encontram na cauda. O motivo é simples: a cauda é responsável pelo equilíbrio do animal.

Enquanto os cães possuem 42 dentes, os gatos possuem 30. Os dentes de leite do gato dão lugar aos permanentes aos sete meses de idade.

Acredite, o gato é capaz de pular cinco vezes a sua altura.

50 Km/h, essa é a velocidade que pode atingir um gato doméstico.

A propósito, enquanto um humano ouve até 20 khz, um gato ouve até 65 khz.

Os gatos possuem 32 músculos que controlam, imagine só, as orelhas. Elas podem girar até 180 graus e de modo diferente.

À noite, os gatos enxergam seis vezes melhor do que um ser humano. Para enxergar, eles necessitam de 1/6 da quantidade de luz necessária a um homem.

O campo de visão de um gato doméstico foi calculado em cerca de 185 graus.

Não se sabe se o gato é capaz de enxergar o vermelho (ele podem vê-la como cinza ou preto), mas é quase certo que distinguem o verde, o azul e o amarelo.

Proporcionalmente ao corpo, os gatos estão entre os mamíferos com os maiores olhos.

Os gatos possuem pupilas verticais por que são sensíveis à luz. Abertas, elas ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila humana.

Os olhos de um filhote abrem cerca de sete dias depois do nascimento. Eles começam a ouvir 15 dias depois de nascidos.

Gatos siameses são normalmente estrábicos (vesgos).

Dizem que gatos de pelagem branca e olhos azuis tem surdez parcial ou total!

O olfato do gato também é superior ao humanos. Enquanto nós possuímos de 5 a 20 milhões de células olfativas, os gatos possuem de 60 a 80 milhões.

Os gatos possuem 24 bigodes agrupados de 4 em 4. Os bigodes são usados para medir distâncias.

O gato doméstico é uma das raras espécies que conseguem manter a cauda ereta enquanto andam. A propósito, os gatos andam na ponta dos dedos.

Os gatos esfregam o rosto em pessoas e objetos para marcá-los com o seu cheiro. O odor é deixado por glândulas na parte anterior do rosto.

Quando se esfregam um nos outros, os gatos estão, na verdade, fazendo um gesto de amizade. Quando uma fêmea se esfrega em um macho, está demonstrando interesse sexual.

Gatos adultos saudáveis passam 15% da vida dormindo!

Gatos passam cerca de 30% da vida se limpando!!

Os gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos.

Ninguém sabe o porquê, mas é fato que gatos respondem com mais facilidade aos nomes terminados com “i” .

A expectativa de vida de um gato é de 16 anos, mas já ouve animais que viveram bem mais do que isso.

Gatos com pêlos de três cores normalmente são fêmeas.

O sphinx é a única raça que não possui pêlos.

Algumas das doenças mais comuns entre os gatos: toxoplasmose, leucemia felina, panleucopenia felina, síndrome urológica, peritonite infecciosa felina e alergia.

A fobia (medo patológico) de gatos é chamada de ailurofobia.

A história de que os gatos tem sete vidas podia bem ser verdade! Estudiosos norte-americanos estudaram o caso de um gato que caiu 21 metros sem sofrer nenhuma lesão. O caso mais incrível registrado até hoje é de um gato que despencou de 96 metros (o equivalente a 32 andares) e sobreviveu.

Se de repente o gato salta para perto da janela, mira fixamente um ponto na rua e começa a fazer um som trêmulo, é por que está vendo uma caça potencial fora do seu alcance.

Se um gato arreganha os dentes, eriça os pêlos e emite um ruído baixo e ao mesmo tempo ameaçador, é sinal de que ele não está de bom humor.

Os cachorros não são predadores naturais dos gatos. Quando um cachorro late para um gato é por que este lhe é estranho e está invadindo o seu território. Criados juntos, cães e gatos podem ser bons amigos.

Os gatos de desenhos animados mais famosos são: Simon's Cat, Frajola, Tom, Gato Félix, Gato de Botas, Manda-Chuva, Garfield, Chuvisco, Zé Bolha e Hello Kitty.

Gatos sendo gatos! \o/






Postagens mais visitadas deste blog

Artes e História: Tardo Antigo - Paleocristã

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. PERÍODO TARDO ANTIGO:  Arte Paleocristã Arte Bizantina ARTE PALEOCRISTÃ A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V.  O cristianismo nasceu do judaísmo, os judeus são contra arte religiosa ou qualquer tipo de representação de Deus, das pessoas, assim como os islâmicos. Em contradição a isso, os romanos pagãos tinham grande apelo a representações de divindades. (No início, Cristo era representado como Hércules/Apolo). Não há arte cristã sobrevivente do século I. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para  patrociná-la .  Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino .

Artes e História: Otoniana

.:Pra melhor compreender esse projeto leia: Artes e História - Introdução :. Tópicos :  Arte Nórdica, bárbara e viking  Arte Carolíngia Arte Otoniana Arte Otoniana Dinastia de Imperadores do Sacro Império Romano Germânico Oto I (962 – 973) Oto II (973-983) Oto III (996 – 1002) Henrique II (1002 – 1024) Houveram vários baronatos regionais que escolhiam um rei. O título não era hereditário mas os otonianos a tornaram.  A arte otoniana é um momento da arte que surgiu na Alemanha, de meados do século X a inícios do século XI durante o Sacro Império Romano-Germânico com Otão I da Germânia e seus sucessores. É o estilo que sucede ao carolíngio do qual recebe grande influência e que antecipa formalmente o românico. Esta arte marca o abandono do enfoque clássico e maior busca pelo bizantino. Ocorre a queda da monumentalidade, o apreço e o foco vão para os pequenos objetos. Uso de muito luxo e ouro.  A arquitetura é vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, utilizando-se p

Uma Vida Despedaçada - Historietas #02

Não sei quando você vai ler isso, mas vou te dizer quando começou: eu saí para passear sozinho na floresta quando uma entidade veio até mim. Era como um borrão. Era, por falta de um termo melhor, uma ausência de significado, um vazio. Onde ela se escondia, não havia árvores, quando se aproximava mais, não havia grama. E então, "isso" pulou em mim, não havia brisa, não havia movimento. Não havia ar algum. Quando me atingiu, senti como se garras me perfurassem em algum lugar invisível. Em uma parte onde eu nunca senti antes. Minhas mãos, braços, pernas e torso pareciam bem e eu não estava sangrando, mas eu sabia que tinha sido ferido de alguma forma. Enquanto respirava fundo com medo de voltar para casa, percebi que eu estava menor. Estava vagamente cansado, e era difícil me concentrar às vezes. A solução nesse estágio inicial foi fácil: uma grande xícara de café me ajudou a me sentir normal novamente. Por um tempo, o dreno sutil no meu espírito se perdeu no fluxo e reflu